Trem Bão App: meu trabalho de conclusão do curso de UI
- LucasCons
- 12 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
Entre outubro e novembro, eu participei do curso de UI do Instituto de Artes da Califórnia. A capacitação faz parte de um programa de especialização na área do design voltada para a experiência do usuário.
A iniciativa acontece na plataforma da Coursera e é toda em inglês. Além disso, funciona no sistema "peer to peer" - as avaliações e feedbacks são feitos entre os estudantes do curso. Dessa forma, aprendemos não só a fazer, como também a desenvolver um olhar crítico sobre o trabalho.
O mais interessante, no meu caso, foi criar uma peça de design do zero. Para isso, começamos o trabalho por meio de um mural de imagens relacionadas ao tema que escolhemos aprofundar.
Entre as alternativas era a criação de um aplicativo para: monitor cardíaco, afinador musical de instrumentos, microscópio digital ou um localizador de comidas específicas em alguma região.
Mineiro fora da minha terra que sou, escolhi trabalhar com um aplicativo para encontrar comidas típicas do meu estado em qualquer região que o usuário se encontra. As imagens publicadas a seguir fazem parte do trabalho entregue e foram todas elaboradas usando o Figma.

Após a fase de ideação, passamos a desenvolver a parte visual do trabalho. Para isso, tivemos que fazer uma pesquisa de imagens e montar um mural com pelo menos 15 imagens - aglutinando fotos com cores semelhantes para formar o gradiente que será usado posteriormente nas telas.
Além da paleta, tivemos que escolher uma fonte que representasse o nosso produto e fosse utilizada nas telas. A criação da logo sairia desse trabalho de pesquisa.

Depois de desenvolver essa parte do processo, começamos a pensar no design de interface propriamente dito. Com isso, a demanda agora era a criação de componentes que seriam usados no aplicativo.
Botões ativos, inativos, funções tap, adicionar produtos, ícones gráficos e diversos outros elementos deveriam ser pensados para funcionar nesse produto. Tudo, é claro, de forma a facilitar a usabilidade do cliente para que ele pudesse encontrar o produto da maneira mais fácil.

A última etapa do processo e também mais aguardada foi a criação de duas telas que mostrassem como que o aplicativo funcionaria. Para isso, uma tela inicial com os ícones escolhidos e outra com as usabilidades da plataforma.
É importante frisar que o processo parece que foi feito de uma maneira segmentada, mas havia um esboço mental do que estava sendo desenvolvido desde o começo. Ou seja, aquele rascunho que eu tinha do aplicativo foi melhorando ao longo do trabalho - como todo processo de design.

O resultado do trabalho foi esse. Fiquei muito feliz com o feedback do meu par, quando ele disse que tem vontade de vir para o Brasil para experimentar a comida mineira - que parece deliciosa, segundo ele.
O aprendizado que eu tive nesse curso foi imenso - pois eu tive que desenvolver sozinho toda a ideia e prototipação do aplicativo. Mas eu não me senti sozinho durante o processo, pois as explicações eram sempre muito claras e objetivas.
Aprender algo novo é sempre um desafio muito grande, mas sempre fica mais fácil quando encontramos metodologias inovadoras e motivadoras. Nesse caso, foi um prazer poder mostrar um pouco da culinária mineira para vários estudantes do mundo todo. Eu fiquei muito feliz com esse certificado.
.
Comentários